Brasil Sorridente: veja como conseguir tratamento odontológico gratuito - Novo Post

Brasil Sorridente: veja como conseguir tratamento odontológico gratuito

O programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, busca garantir o acesso a tratamento odontológico para milhões de brasileiros, a fim de proporcionar bem-estar e qualidade de vida para a população. Isso acontece porque a saúde, inclusive a saúde bucal, é um direito de todo cidadão brasileiro e deve ser garantido pelo Estado.

Os dentes têm um papel importante para a autoestima pessoal, muitas pessoas se preocupam com a aparência e em manter o hálito fresco, mas, para além dessas questões, cuidar da saúde bucal é de extrema importância para prevenir doenças e ter uma qualidade de vida.

Tem muitas doenças que podem ser evitadas com a prevenção e visitas regulares ao dentista, para um acompanhamento de rotina. A prevenção pode ser mais simples, causar menos gastos e menos trabalho do que um tratamento. Por isso, é bom evitar deixar para ir ao dentista apenas quando está em situação de urgência. Afinal, muitas situações poderiam ser evitadas com os exames de rotina.

No entanto, a gente sabe que muitas pessoas, por diversos motivos, não possuem condições de ter consultas particulares e ir a um dentista com frequência para fazer os exames de rotina.

Por isso, separamos as principais informações sobre o programa Brasil Sorridente, para você saber como conseguir tratamento odontológico de maneira gratuita.

A importância de cuidar da saúde bucal

Os nossos dentes também merecem cuidado e atenção especial. No dia a dia, muitas vezes adotamos hábitos que são prejudiciais para a saúde bucal, ou até mesmo esquecemos de ter atitudes básicas para cuidar dos nossos dentes. Seja por não saber da importância ou por não ter tempo, essas ações acabam se repetindo e vão se acumulando ao longo dos dias, o que pode gerar um resultado negativo para a saúde ao longo prazo.

A saúde bucal interfere também a saúde do corpo, pois problemas nos dentes que surgem apenas como um problema de uma só região, pode gerar dores, inflamação e infecções em outras partes do corpo.

Além disso, muita doenças podem apresentar seus primeiros sinais pela boca, e até é possível já conseguir o prognóstico de doenças como leucemia, diabetes, endocardites, doenças autoimune, anemia e outras.

As doenças periodontais, que são as que cometem a parte da gengiva e sustentação da cavidade bucal, podem ocasionar a perde dos dentes e ainda gerar complicações, como diabetes e problemas cardiovasculares.

Por isso, ao deixar que um problema nos dentes perdure por mais tempo, a doença pode ficar ainda mais grave e ainda acometer outras partes do corpo, trazendo impactos para toda a saúde. Também gera como consequência dores e perda dentária.

Como manter uma boa higiene bucal?

O cuidado com a higiene bucal começa com atitudes simples que fazem parte da rotina do dia a dia, como a escovação dos dentes. É preciso ter atenção para escovar bem os dentes, a língua e utilizar fio dental algumas vezes ao dia. O resto de alimentos nos dentes pode fazer com que acumule bactérias na região e trazer doenças.

Além disso, uma alimentação equilibrada também pode contribuir para a saúde dos dentes. É aconselhado evitar o consumo exagerado de alimentos com açúcar, corantes e alto nível de acidez. Esses alimentos podem contribuir para a aparição de cáries, manchas e infecções.

Já alimentos ricos em cálcio e fósforo podem ajudar a deixar os dentes mais fortes.

Visite regularmente um dentista para acompanhar a saúde dos seus dentes e realizar exames de rotina. Essas consultas podem prevenir doenças mais graves e garantir uma boa qualidade de vida.

O que é o Brasil Sorridente?

O Brasil Sorridente é um programa do governo que faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal. O programa proporciona a milhões de brasileiros o acesso a serviços odontológicos de maneira gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse programa busca promover qualidade de vida e bem-estar para a população.

O atendimento acontece por profissionais dentistas especializados em unidades básicas de saúde do município, com todos os procedimentos necessários, como no tratamento odontológico particular.

Alguns dos serviços gratuitos são: limpezas, extrações, exames de rotina, exames para verificar necessidade de aparelho odontológico, exames para identificar algum tipo de câncer bucal, restaurações, dentárias, remoção de tártaros, retirada dos dentes sisos, implantes dentários, tratamentos de cáries, ortodontia, tratamento de canal, biópsias ou periodontia.

Todos estes tratamentos podem variar de acordo com a necessidade do paciente e conforme se dá o andamento do tratamento, podendo ser encaminhado a outros pontos de atendimento para realizar o processo completo.

Como participar do programa?

Esses serviços são ofertados em Unidades de Saúde Família (USF)/Postos de Saúde, Unidades Odontológicas Móveis (UOM). Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e hospitais. O programa Brasil Sorridente também tem a ajuda de Laboratórios Regionais de Prótese Dentaria (LRPD), que prestam colaboração na confecção de próteses dentárias junto as unidades.

De maneira inicial, o cidadão pode buscar atendimento odontológico em Unidades Básicas de Saúde, para então ser encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas e hospitais. Nesse caso, a Atenção Primária fica responsável pelo atendimento inicial do usuário, para fazer uma análise do caso e então decidir qual será a próxima etapa para seguir o tratamento. Varia muito de acordo com cada situação, seja um caso mais simples ou complexo.

Os documentos necessários são: um documento de identificação com foto e sua carteirinha do SUS. Com esses documentos em mãos, você já pode dar início ao atendimento.

É preciso observar se o serviço está disponível em sua região, para isso você pode conferir essas e outras informações no site do governo ou então se informar na Unidade de Saúde mais próxima.

portal Gov.br, na área do Ministério da Saúde, tem uma página inteira dedicada a tirar as dúvidas dos cidadãos e dos gestores de saúde que desejam entender os detalhes do programa Brasil Sorridente. 

Confira no site do governo quais são as cidades atendidas com Centros de Especialidades Odontológicas e com Laboratórios Regionais de Prótese Dentária.

Gostou do conteúdo?

Mesmo pessoas em situações de vulnerabilidade social possuem o direito de ter atendimento gratuito, oferecido pelo Estado. Consulte a Unidade Básica de Saúde mais próxima para saber como iniciar o seu tratamento odontológico pelo Brasil Sorridente. Acompanhe o Novo Post para mais dicas.

Recomendados para você

CDB

CDB e CDI: Entenda a Diferença e Como Funcionam

CDB e CDI, essas são duas siglas do mundo do investimento que andam lado a lado e podem acabar sendo facilmente confundidas devido à sua proximidade. A grande questão é que as duas não são a mesma coisa e possuem diferenças significativas, então, se você possui interesse na área de

Cadastro Positivo

Além do Score de Crédito: Entenda o Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo, uma inovação no universo financeiro, tem se destacado como uma ferramenta revolucionária que visa redefinir a maneira como as instituições avaliam o crédito dos consumidores. Ao contrário dos modelos tradicionais que se baseiam principalmente em informações negativas, o Cadastro Positivo busca proporcionar uma visão mais abrangente e

Serasa Score

Como Aumentar a Sua Pontuação no Serasa Score?

Em meio ao complexo panorama financeiro moderno, uma pequena pontuação numérica desempenha um papel de importância na vida de milhões de brasileiros: o Serasa Score. Para muitos, essa pontuação ainda permanece envolta em mistério, deixando dúvidas sobre o que é, como funciona e, acima de tudo, por que é tão