Como assistir grátis os Jogos Pan-Americanos 2023 - Novo Post

Como assistir grátis os Jogos Pan-Americanos 2023

Os Jogos Pan-Americanos ocorrem a cada quatro anos e reúnem diversos atletas nativos do continente americano. São disputados esportes incluídos no Programa Olímpico e também os que não são disputados em Olimpíadas, como boliche, esqui aquático, raquetebol e patinação artística em rodas.

A edição de 2023 dos Jogos acontece entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro, sediada na cidade de Santiago, no Chile. Os XIX Jogos Pan-Americanos terão a participação de cerca de 41 nações, ofertando o maior número de vagas olímpicas da história até então. Ao todo, os Jogos pretendem reunir cerca de 7 mil atletas.

Essa edição é de extrema importância para alguns esportes, pois há modalidades que disputam vagas diretas para os Jogos Olímpicos. Ao total, são 21 esportes com possibilidades de vagas diretas para as Olimpíadas de Paris 2024, como boxe, ginástica artística, nado artístico, surfe e tênis. Para além desses, ainda há modalidades que disputam pontos que podem ajudar no ranking para a classificação, sendo assim uma vaga indireta. É o caso da natação, atletismo, triatlo e basquete 3×3.

Se você não tem como prestigiar os Jogos presencialmente, não se preocupe, há várias formas de acompanhar todos os acontecimentos dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, tudo de maneira online e gratuita. Separamos as principais formas de ter acesso ao conteúdo, para você não perder nenhum detalhe.

A primeira edição dos Jogos

Alguns membros latino-americanos do Comitê Olímpico Internacional tiveram a ideia de criar uma competição entre as Américas, em uma espécie de competição regional, fortemente inspirados pelos Jogos Centro-Americanos e do Caribe. A ideia veio após a Olimpíada de 1932, e resultou no I Congresso Esportivo Pan-Americano, no ano de 1940. Na ocasião do Congresso, foi estabelecido que a primeira edição dos Jogos Pan-Americanos aconteceria dois anos mais tarde em Buenos Aires, capital da Argentina. No entanto, devido ao ataque japonês a Pearl Harbour, em dezembro de 1941, e da Segunda Guerra Mundial, os jogos não foram disputados.

Apenas após a Olimpíada de 1948, após a Segunda Guerra Mundial, ocorreu um novo congresso que confirmou a capital argentina como a primeira sede dos Jogos. A primeira edição ocorreu em 1951, e contou com a participação de 2513 atletas de 21 países. Tiveram provas em dezoito esportes.

Já em 1955, foi criada a Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA), o órgão ficou responsável pela realização dos Jogos Pan-Americanos, seguindo orientações e regras estabelecidas na Carta Olímpica, que organiza os Jogos Olímpicos. Com a sua sede no México, integra 42 países do continente.

Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023

Nos preparativos para os Jogos, a cidade de Santiago realizou reformas em diversas estruturas que já haviam sido utilizada antes, em 2014, nos Jogos Sul-Americanos. A capital recebe a maior parte das disputas, mas algumas outras modalidades também serão disputadas em outros municípios, como Concepción, Valparaíso e Cerrillos.

Cerimônia de abertura

A abertura do evento acontece no dia 20 de outubro de 2023, no Estádio Nacional de Chile. Com atrações musicais, apresentações culturais, desfile de delegações e discursos dos membros do Comitê Olímpico Internacional e da PanAm Sports, assim como o acendimento da tocha olímpica. Dentre as atrações musicais, são aguardadas apresentações das bandas Los Jaivas, Los Tres e Los Bunkers, da cantora Anita Tijoux, grupo Movimiento Original e do cantor Sebastián Yatra.

Apesar da abertura oficial ser no dia 20 de outubro, algumas disputas já começeram. As primeiras disputas de boxe e beisebol aconteceram nos dia 18 e 19 de outubro. Também no dia da cerimônia de abertura, acontece disputa de três modalidades. São elas, Beisebol, Boxe e Saltos Ornamentais.

Cerimônia de encerramento

Já o encerramento está previsto para acontecer no dia 5 de novembro de 2023 no Estádio Bicentenário de La Florida. Esse fato marca a primeira vez na história dos Jogos Pan-Americanos que a cerimônia de encerramento não acontece no mesmo lugar da cerimônia de abertura. Essa mudança no local aconteceu por causa de um acordo de divulgação para os Jogos Parapan-Americanos.

Para encerrar a cerimônia com chave de ouro, o evento terá apresentações culturais, desfile das delegações, premiações, discursos de agradecimento de autoridades locais, Comitê Olímpico Internacional e da PanAm Sports, passagem da bandeira para o representante da próxima cidade sede, no caso, Barranquilla. Além disso, também terá apresentações homenageando a cultura colombiana e será apagada a tocha Pan-Americana.

Mascote dos Jogos Pan-Americanos

O mascote escolhido para os Jogos Pan-Americanos foi o Fiu, uma ave de sete cores, inspirado na espécie Tachuris rubrigastra, popularmente conhecida como Papa-piri, uma ave comum nos pântanos do Chile. A espécie pode ser encontrada na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru.

A escolha foi feita por votação na internet, que mobilizou 46 mil participantes. O público engajou bastante na escolha do novo mascote, que representa a diversidade, força, perseverança, respeito, determinação, honestidade, companheirismo e paixão.

O anúncio da escolha do mascote aconteceu em 2021, dois anos antes da competição. O que provavelmente alimentou bastante a animação e expectativa da população sobre os Jogos.

Edição anterior

A edição anterior dos Jogos aconteceu em 2019 entre os dias 26 de julho e 11 de agosto na cidade de Lima, no Peru. Na ocasião, mais de 6 mil atletas de 41 países estiverem presentas para competir. Foi a primeira vez que a cidade de Lima recebeu uma edição dos Jogos Pan-Americanos, que também foram realizados nos distritos de Callao, Huacho, Ica, Punta Negra, Cañete e Lunahuaná.

O quadro de medalhas teve Estados Unidos, Brasil e México como top 3 com maior número de medalhas.

Os Estados Unidos, primeiro colocado no quadro geral, teve ao todo 293 medalhas. Dessas, 122 foram de ouro, 87 de prata e 84 de bronze. Já o Brasil ficou em segundo lugar, com 54 medalhas de ouro e um total de 169 pódios. O terceiro lugar ficou com o México, que conquistou 54 medalhas de ouro, conseguindo um total de 138 medalhas.

Como assistir?

No site oficial você encontra todas as informações como calendário, resultados, uma cobertura completa dos jogos. Além disso, no canal do YouTube, você encontra os melhores momentos do dia, com clipes e diversos conteúdos.

No Brasil, os Jogos não serão transmitidos em canais de TV aberta ou fechada, devido aos direitos de transmissão. Dessa forma, há duas maneiras de assistir aos jogos de graça por serviços de streamings, tudo sem cobrança nenhuma.

O Canal Olímpico do Brasil está fazendo a transmissão dos jogos ao vivo e gratuita. O canal de streaming do Comitê Olímpico do Brasil disponibiliza a programação completa, com os horários, modalidades e canais disponíveis. É possível ficar por dentro e acompanhar toda a transmissão dos Jogos. O canal já é conhecido por fazer a transmissão de diversos eventos, campeonatos e disputas.

O diferencial é que as edições anteriores também ficam disponíveis no site, então você pode rever a qualquer momento. Ou até mesmo se você não conseguiu acompanhar a transmissão ao vivo, pode assistir em outro momento, quando achar melhor.

O canal CazéTV também está fazendo a transmissão ao vivo dos Jogos. Serão 450 horas de programação ao vivo, exclusivamente dedicada aos Jogos. Além disso, o canal pretende fazer uma cobertura completa e bastante abrangente. Já foram transmitidos no canal eventos como Copas do mundo de futebol, masculina e feminina, e o o Mundial de Clubes.

Além disso, você pode acompanhar as redes sociais oficiais para ter acesso a conteúdos exclusivos, bastidores e as principais informações sobre os jogos.

Gostou do conteúdo?

O Jogos Pan-Americanos de 2023 acontecem na cidade de Santiago, no Chile, reunindo cerca de 7 mil atletas de modalidades variadas. Essa edição está imperdível! A Novo Post trouxe todas as informações para que você acompanhe os jogos e fique por dentro de tudo.

É importante lembrar que a disponibilidade de transmissões gratuitas pode variar dependendo da sua localização e das restrições de direitos de transmissão. Então, é importante que você confira se na sua região está tendo transmissões ao vivo dos Jogos ou se está sendo feita a cobertura do evento. É uma boa ideia verificar os canais e recursos locais em seu país para encontrar opções de transmissão ao vivo ou destaques dos Jogos Pan-Americanos.

Recomendados para você

CDB

CDB e CDI: Entenda a Diferença e Como Funcionam

CDB e CDI, essas são duas siglas do mundo do investimento que andam lado a lado e podem acabar sendo facilmente confundidas devido à sua proximidade. A grande questão é que as duas não são a mesma coisa e possuem diferenças significativas, então, se você possui interesse na área de

Cadastro Positivo

Além do Score de Crédito: Entenda o Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo, uma inovação no universo financeiro, tem se destacado como uma ferramenta revolucionária que visa redefinir a maneira como as instituições avaliam o crédito dos consumidores. Ao contrário dos modelos tradicionais que se baseiam principalmente em informações negativas, o Cadastro Positivo busca proporcionar uma visão mais abrangente e

Serasa Score

Como Aumentar a Sua Pontuação no Serasa Score?

Em meio ao complexo panorama financeiro moderno, uma pequena pontuação numérica desempenha um papel de importância na vida de milhões de brasileiros: o Serasa Score. Para muitos, essa pontuação ainda permanece envolta em mistério, deixando dúvidas sobre o que é, como funciona e, acima de tudo, por que é tão