Como Fazer Crochê: Conheça 10 Apps Grátis - Novo Post

Como Fazer Crochê: Conheça 10 Apps Grátis

Existem vários aplicativos que oferecem um conteúdo completo e bem explicado para quem deseja aprender crochê de maneira gratuita. Ficou muito mais fácil aprender técnicas de crochê, seguindo vídeos com o passo a passo das peças, além de ter acesso a modelos de projetos, padrões e dicas.

O crochê é uma técnica de artesanato muito antiga, que apresenta uma grande evolução ao passar dos anos, sofre diversas modificações e permanece na moda. A sua relevância como expressão artística é inegável na atualidade, as redes sociais apresentam diversas possibilidades de uso, como em peças de roupas, objetos de decoração e até mesmo em obras artísticas.

Neste artigo, trouxemos as melhores formas para você aprender crochê de maneira gratuita e online. Além disso, apresentamos informações importantes desse mundo artesanal, como tendências e práticas populares na atualidade. Ao final do post, tem dicas extras, você não pode perder esse conteúdo!

Tendências no mundo do crochê

O crochê está desenvolvendo novas técnicas e formas de se apresentar, com padrões inovadores, cores vibrantes e uma comunidade crescente de artesãos. Dessa maneira, podemos acompanhar a evolução das técnicas na modernidade, assim como conhecer as tendências atuais e apreciar a diversidade das peças. Por ser uma trabalho artesanal, dá bastante liberdade artística para que os artesãos explorem e até mesmo criem novas tendências. Separamos algumas tendências mais famosas na atualidade, confira:

O crochê sustentável

O crochê sustentável tem uma preocupação com o ambiente em todas as fases do processo, com uma grande atenção para a escolha dos materiais e o resultado final das peças. Dessa maneira, é priorizado materiais com fibras naturais, como algodão orgânico, cânhamo, bambu e linho. Esses materiais também costumam ser cultivados de maneira sustentável. Além disso, também é feito a reciclagem dos fios, a reutilização de sobras de projetos, fios de peças antigas e incorporação de materiais reciclados. Sendo assim, é uma forma de preservação e cuidado com o meio ambiente.

Moda

O crochê está bem famoso no mundo da moda, sendo incorporado nos looks com peças variadas. O vestido de crochê é uma opção bem elegante e versátil que pode ser uma ótima pedida para qualquer estação do ano, depende apenas do modelo da peça. Já os tops são uma ótima pedida para o verão e podem apresentar diversas cores. As bolsas também são um sucesso, as peças poder ser feitas de maneira personalizada, são vários modelos, vários tipos de bolsa.

Amigurumi

O Amigurumi é uma técnica japonesa que está bastante popular no mundo todo. Essa técnica permite a criação de pelúcias, bonequinhos, com pontos de tricô ou crochê. As peças fazem sucesso no Japão, mas sua popularidade chegou também em diversas regiões do mundo, com várias utilidades. Pode ser feito brinquedos para crianças, objetos decorativos, chaveiro e muitos outros. Basta seguir sua criatividade e personalizar da melhor forma.

Aplicativos para aprender crochê grátis

1. Aprenda Tricô e Crochê

Esse aplicativo oferece a base perfeita para os iniciantes que desejam criar lindas peças de tricô e crochê. Com diversos tutoriais passo a passo de tricô, você pode aprender técnicas básicas até as avançadas. São vários métodos disponíveis, padrões mais fáceis, uma ótima opção para você experimentar diversos estilos e ir aprimorando suas técnicas. As aulas são em alta qualidade, o que torna sua experiência de aprendizado ainda mais vantajosa.

Disponível no Google Play

2. Simples Crochê

O aplicativo traz vídeo aulas ensinando a fazer diversas peças de crochê, como almofadas, sousplast, mantas, toalhas, tops, vestidos e muito mais. Tem também uma variedade de modelos de projetos gratuitos para você aprender, além de materiais também em formato de PDF, com instruções detalhadas, informações importante e dicas sobre os materiais usados e a execução.

Disponível no  Google Play

3. Contador de Filas Tricô Crochê

Esse app é uma ótima forma para você contar o seu progresso durante a criação de projetos de crochê e tricô. Você pode obter modelos no contador de filas, assim como adicionar seus próprios modelos ao aplicativo e as notas. Também tem outras ferramentas como conversor de unidades, adaptador de amostras, criador de modelos e ferramenta de aumento e redução.

Disponível no  Google Play e na App Store.

4. Crochê – Tricô – Bordado – Mac

O app oferece padrões para você aprender e praticar, são centenas de vídeos com tutoriais, ensinando a fazer crochê. Além disso, também tem padrões de tricô, macramê e bordados. Há opção de aprender a fazer peças de roupas como: chapéus, lenços, cobertores, luvas e muitos outros. As aulas são reproduzidas pela YouTube, por isso precisa ter conexão com a internet.

Disponível no Google Play

5. Crochet Crafts Tips Yarn Love

Com esse app, você pode aprender diversos modelos de cobertor, echarpe e muitos outros. Você também pode começar com os projetos mais simples, para ir avançando para técnicas mais sofisticadas e melhor o seu desempenho. As explicações são simples e você não precisa fazer um grande investimento para começar a aprender porque o aplicativo é gratuito e conta com diversos tutoriais.

Disponível no App Store.

6. Tricô para iniciantes app

O aplicativo oferece vários tutoriais de crochê e tricô para iniciantes, assim você pode aprender os padrões, contar cada nó e marcar os números de ponto cruz. Com conteúdos gratuitos disponíveis para você aprender as técnicas básicas e criar peças lindas. Há vídeos gratuitos, com conteúdo bem explicativo, e ao entrar na plataforma, você pode selecionar o seu nível e personalizar sua experiência no aplicativo.

Além disso, oferece revistas digitais e outros modelos de peças para você ter inspiração e conferir quais são as principais tendências do momento.

Disponível no App Store.

7. YouTube

No YouTube você pode encontrar diversos vídeos gratuitos, aulas completas e dicas de crochê. Há artesãs que criam conteúdo gratuito na plataforma para compartilhar seus conhecimentos, o que contribui para a variedade de conteúdo disponível, tudo de maneira bem acessível. Basta pesquisar as palavras-chaves relativas ao que você quer aprender no momento e navegar pelos vídeos disponíveis. Além disso, há recursos como acelerar ou desacelerar o vídeo, para que você aprenda no seu ritmo, ainda pode voltar e pausar o vídeo quando quiser.

8. Crochet Genius – Learn crochet

O app traz as tendências mais populares, para que você aprenda a fazer Amigurumi, acessórios e diversas peças fofas. Também oferece inspirações, modelos e padrões de graça na plataforma, com bastante recurso para inspiração. Os vídeos oferecem tutorial completo, com instruções detalhadas, mas se você quiser seguir seu próprio modelo, o aplicativo ainda oferece recurso para contabilizar o seu progresso. Além disso, você pode personalizar o seu projeto e ainda importar um projeto em PDF para o app.

Disponível no Google Play

9Patternum – Criador de padrão

Com os recursos de criação de modelos de tricô e crochê, você pode criar de maneira simples e rápida. Esses modelos podem ser usados para quem faz diversos tipos de bordados e ainda podem ser salvos em PDF. O app oferece também detalhes dos modelos, informações como tamanho, medidor, glossário, linhas, agulhas e criador de detalhes técnicos. No final, após criar o seu modelo, você pode deixar privado ou publicá-lo para que mais pessoas vejam.

Disponível no App Store.

10. Pinterest

Esse aplicativo é perfeito para amantes do crochê de todos os níveis porque é possível encontrar diversas inspirações, peças, tutoriais e até modelos, padrões e gráficos. O sistema de busca ainda oferece alguns filtros, então você pode encontrar algo específico como bolsas, tops, modelos e mais. O app reúne diversos trabalhos acabados e em progressos, os conteúdos servem alimentam a criatividade e servem de referência. Você também pode organizar o conteúdo que gostou em pastas e subpastas.

Dicas extras: 2 sites para aprender crochê

1. Ravelry

O Ravelry é uma comunidade online na qual os amantes de crochê e tricô podem compartilhar ideias, criações e padrões para novas peças. É um ambiente de troca e aprendizado, que fortalece o sentimento de comunidade entre pessoas que dividem a mesma paixão pela arte. Também conta com fóruns de discussão, eventos online e a possibilidade de se conectar com outros artesãos de diversas localidades.

All Free Crochet

O site All Free Crochet possui uma grande biblioteca de padrões e modelos gratuitos, com detalhes sobre o tamanho das peças e o nível de dificuldade. É uma ótima maneira para aprender e conhecer novas técnicas. Também estão disponíveis vídeos que ensinam de maneira bem completa, passo a passo.

Gostou do conteúdo?

O crochê é um forma de artesanato que conquista milhares de fãs ao redor do mundo. Muitas pessoas desejam aprender as técnicas de para fazer peças personalizadas e até mesmo para vender. Outras também utilizam o artesanato como um hobby ou para o bem-estar mental. O Novo Post separou as melhores dicas para você aprender crochê de forma gratuita e online.

Baixe os aplicativos e se divirta no mundo do crochê. É importante observar se os aplicativos e os sites estão disponíveis em sua localidade.

Recomendados para você

CDB

CDB e CDI: Entenda a Diferença e Como Funcionam

CDB e CDI, essas são duas siglas do mundo do investimento que andam lado a lado e podem acabar sendo facilmente confundidas devido à sua proximidade. A grande questão é que as duas não são a mesma coisa e possuem diferenças significativas, então, se você possui interesse na área de

Cadastro Positivo

Além do Score de Crédito: Entenda o Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo, uma inovação no universo financeiro, tem se destacado como uma ferramenta revolucionária que visa redefinir a maneira como as instituições avaliam o crédito dos consumidores. Ao contrário dos modelos tradicionais que se baseiam principalmente em informações negativas, o Cadastro Positivo busca proporcionar uma visão mais abrangente e

Serasa Score

Como Aumentar a Sua Pontuação no Serasa Score?

Em meio ao complexo panorama financeiro moderno, uma pequena pontuação numérica desempenha um papel de importância na vida de milhões de brasileiros: o Serasa Score. Para muitos, essa pontuação ainda permanece envolta em mistério, deixando dúvidas sobre o que é, como funciona e, acima de tudo, por que é tão