Open Finance: Como Funciona e Quais são os Benefícios - Novo Post

Open Finance: Como Funciona e Quais são os Benefícios

Open Finance representa uma grande evolução tecnológica no setor financeiro, acompanhando as inovações de uma sociedade cada vez mais conectada. Esse sistema transformou a maneira como as pessoas e as instituições financeiras se relacionam, ampliando os laços e trazendo ainda mais praticidade e agilidade ao compartilhar informações.

Provavelmente você já deve ter visto esse termo ao navegar pelos aplicativos de banco, não é mesmo? Em alguns serviços, as instituições sugerem essa opção, mas é preciso entender como realmente funciona, se é seguro e quais são os seus benefícios. Neste artigo, vamos explorar todos os detalhes acerca do sistema financeiro aberto, conhecido como Open Finance, para que você entenda o que é antes de aceitar compartilhar os seus dados.

O que é?

O Open Finance é uma alternativa para que os clientes possam compartilhar suas informações com várias instituições autorizadas pelo Banco Central. Também é possível realizar a movimentação de uma conta bancária por plataformas diferentes, ou seja, não é preciso entrar no aplicativo do banco específico para realizar uma transferência, você pode fazer por meio Open Finance em outra plataforma.

De acordo com o Banco Central, hoje em dia as instituições não tem acesso ao relacionamento que os seus clientes tem com outras instituições. Então esse sistema é uma maneira de facilitar essa “comunicação” entre as instituições. Anteriormente com o nome de Open Banking, a Open Finance abarca a abertura de dados de todo o ecossistema financeiro, inclusive de serviços tradicionais e produtos financeiros, como investimentos e seguros.

Como funciona?

O Open Finance é um sistema opcional, ou seja, pessoas físicas ou jurídicas podem escolher se desejam ou não compartilhar seus dados através dos canais digitais da instituição financeira da qual são clientes. É um processo digital e que segue as etapas e regras de Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Primeiro, é preciso que o usuário expresse o consentimento acerca dos seus dados que serão incluídos no sistema. É preciso especificar qual instituição, quais serão os dados e o período de tempo. Caso o usuário aceite, será preciso prosseguir utilizando o login e senha para autenticar o acesso à conta bancária. Em seguida, pode confirmar que autoriza o procedimento. A instituição que recebe os dados também faz a confirmação de que esse compartilhamento foi realizado com sucesso.

Então, o usuário vai acessar a área destinada ao Open Fincance do seu banco, preencher um formulário e continuar para concluir o procedimento. Todo esse processo é gratuito, e o usuário pode escolher como e quando compartilhar os dados.

É seguro?

Todo o processo segue a LGPD, e a instituição tem a intenção de preservar a segurança dos dados e serviços compartilhados. Para isso, há um acordo com as instituições financeiras que participam do sistema para que elas cumpra alguns requisitos a fim de manter a autenticidade e o sigilo das informações.

Inclusive, de acordo com o Open Finance Brasil, existem regras que responsabilizam a instituição e os responsáveis. Também existem outras exigências que as instituições sigam a legislação para garantir segurança no processo de compartilhamento.

Veja os benefícios do Open Finance

Agora que você já conhece as principais informações sobre Open Finance, chegou a hora de conhecer os benefícios do sistema aberto financeiro. Assim, pode te ajudar a decidir se deseja ou não realizar o compartilhamento desses dados. Confira:

  • Incentiva a competição entre as instituições financeiras: ao ter acesso aos dados dos usuários, as instituições envolvidas têm a oportunidade de apresentar ofertas de produtos e serviços aos clientes para competir seus concorrentes. Isso resulta em benefícios para o consumidor, que pode desfrutar de tarifas mais acessíveis e condições mais favoráveis;
  • Melhora a experiência na utilização de produtos e serviços financeiros: possibilita que as instituições participantes ofereçam soluções que simplificam o controle das finanças pessoais. Por exemplo, aqueles que possuem múltiplas contas bancárias ou mantêm uma conta em um banco e um empréstimo em outro podem centralizar todas as suas informações em um único local. Isso promove uma gestão mais eficiente e conveniente das atividades financeiras do usuário;
  • Autonomia: o processo é totalmente opcional e respeita a vontade do usuário, que pode escolher como e com quem deseja compartilhar os dados;
  • Segurança e privacidade: o Open Finance é feito de maneira digital, seguindo a lei LGPD e precisa do consentimento expresso do usuário para realizar o compartilhamento dos dados;
  • Serviço gratuito e prático: o usuário pode escolher compartilhar seus dados de maneira gratuita com demais instituições. Esse compartilhamento de informações pode ser feito a qualquer momento, de maneira prática e acessível por meio do internet banking ou do aplicativo do banco ou instituição desejada.

Considerações finais

O Novo Post reuniu as principais informações sobre o sistema financeiro aberto, conhecido como Open Finance. Essa é uma inovação tecnológica que busca ampliar o compartilhamento de dados de um cliente com outras instituições financeiras. Criando assim, uma rede conectada por um fluxo de informações, o que pode facilitar o acesso à recomendações especiais e serviços extras.

Com informações da Open Finance Brasil e do Banco Central.

Recomendados para você

CDB

CDB e CDI: Entenda a Diferença e Como Funcionam

CDB e CDI, essas são duas siglas do mundo do investimento que andam lado a lado e podem acabar sendo facilmente confundidas devido à sua proximidade. A grande questão é que as duas não são a mesma coisa e possuem diferenças significativas, então, se você possui interesse na área de

Cadastro Positivo

Além do Score de Crédito: Entenda o Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo, uma inovação no universo financeiro, tem se destacado como uma ferramenta revolucionária que visa redefinir a maneira como as instituições avaliam o crédito dos consumidores. Ao contrário dos modelos tradicionais que se baseiam principalmente em informações negativas, o Cadastro Positivo busca proporcionar uma visão mais abrangente e

Serasa Score

Como Aumentar a Sua Pontuação no Serasa Score?

Em meio ao complexo panorama financeiro moderno, uma pequena pontuação numérica desempenha um papel de importância na vida de milhões de brasileiros: o Serasa Score. Para muitos, essa pontuação ainda permanece envolta em mistério, deixando dúvidas sobre o que é, como funciona e, acima de tudo, por que é tão